Geral

SP começa a aplicar vacina da Pfizer em atrasados com 2ª dose de AstraZeneca

13.09.2021

A partir das 14 horas desta segunda-feira, 13, as pessoas que estão com a segunda dose da vacina da AstraZeneca em atraso poderão se vacinar com a Pfizer em São Paulo. A decisão foi tomada na semana passada pela Secretaria Estadual de Saúde porque o imunizante da AstraZeneca está em falta no Estado.

De acordo com o governo estadual, a vacina da Pfizer estará disponível para quem deveria receber a segunda dose entre os dias 1º e 15 de setembro.

Para dar conta da demanda, o Estado diz ter distribuído 400 mil doses desse imunizante aos municípios durante o fim de semana.

Na capital paulista, a vacina da AstraZeneca está em falta desde a última quinta-feira.

Além de São Paulo, outros Estados enfrentam desabastecimento do imunizante. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz a vacina no Brasil, atrasou a entrega de lotes neste mês, mas o envio de doses deve ser normalizado a partir desta semana.

Para justificar a falta de doses, o governo de São Paulo afirma que deixou de receber quase um milhão de vacinas do Ministério da Saúde em setembro. O órgão federal, por sua vez, diz que antecipou o envio de 315,5 mil doses a São Paulo para serem usadas como segunda dose. No entanto, segundo o ministério, o Estado teria usado como primeira dose as vacinas que deveriam ter sido guardadas para a segunda dose.

Terceira dose

Idosos com 85 anos ou mais já podem receber a terceira dose da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira. A dose extra é necessária para aumentar a proteção conferida pelo imunizante.

Em São Paulo, a terceira dose pode ser feita com Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Fonte: Estadão Conteúdo

newsletter-img

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita. Inscreva-se e receba a newsletter

Posts relacionados

Geral

Prefeitura do Rio aplica Pfizer como segunda dose após falta de AstraZeneca

A falta de vacinas da AstraZeneca está levando o município do Rio a aplicar a segunda dose com imunizante da Pfizer. A “vacinação heteróloga”, como são chamados os casos em que a mesma pessoa recebe as doses produzidas por laboratórios diferentes, também poderá acontecer em outros municípios do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde […]

13/09/2021

Geral

Frente de ar quente eleva temperatura em SP a partir desta segunda-feira

A capital paulista terá uma das tardes mais quentes do ano nesta segunda-feira, 13, com máxima prevista em torno dos 34 ºC. O calor tende a ficar mais intenso na terça-feira, 14, com previsão de máxima de 35 ºC e possibilidade de um novo recorde de calor do ano. A partir de quarta-feira, porém, a […]

13/09/2021

Geral

Canabidiol será testado contra 'covid longa'

Cientistas brasileiros preparam o primeiro estudo de fase 3 (com testes em seres humanos) sobre os efeitos do canabidiol (CBD) medicinal no tratamento da síndrome pós-covid-19. Ela ocorre quando alguns sintomas persistem 60 dias ou mais após o início da doença. Especialistas acreditam que o CDB, um dos princípios ativos da Cannabis sativa (maconha), seja […]

13/09/2021