Geral

Cidade de São Paulo chega a 12 casos da variante Delta do novo coronavírus

22.07.2021

A cidade de São Paulo agora soma ao menos 12 casos da variante Delta do novo coronavírus, comunicou a Prefeitura nesta quarta-feira, 21. Em parceria com o Instituto Butantan, a pasta identificou quatro novas ocorrências da cepa na capital.

A Delta preocupa por ser considerada mais transmissível em relação a outras variantes e por ter feito os casos de covid-19 escalarem rapidamente em parte da Europa, nos Estados Unidos e na Índia, país onde, em outubro de 2020, foi identificada pela primeira vez. Não à toa, ela é classificada como “variante de preocupação” pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo nota oficial da Prefeitura, entre as amostras identificadas nesta quarta, duas foram coletadas na zona leste, uma na zona sul e outra na região central de São Paulo. Os casos são investigados por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. “Todos os pacientes diagnosticados estão em acompanhamento por equipes da Secretaria Municipal da Saúde”, informou a pasta.

O primeiro caso da Delta na capital paulista foi confirmado no último dia 5 deste mês, na zona leste da capital. Desde então, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou já haver transmissão comunitária da cepa na cidade.

O monitoramento das variantes em São Paulo é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 600 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Instituto Butantan, do Governo do Estado, onde é realizado o sequenciamento genético.

A Prefeitura também firmou parceria com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade de São Paulo.

Variante Delta no Brasil

Até terça-feira, 20, um total 122 casos da variante Delta haviam sido identificados e notificados no Brasil, informou o Ministério da Saúde. Entre eles, cinco óbitos foram confirmados para a variante de preocupação, sendo um no Estado do Maranhão e quatro no Paraná.

Fonte: Estadão Conteúdo

newsletter-img

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita. Inscreva-se e receba a newsletter

Posts relacionados

Geral

Temperatura começa a cair no País; na cidade de SP, mínima será de 9°C

O avanço de uma nova frente fria já faz a temperatura cair em boa parte do Brasil nesta quarta-feira, 28. No Sul, as marcações dos termômetros caem ainda mais e o aumento da umidade, provocado por um ciclone no oceano, deve resultar em neve a partir desta tarde nas serras gaúcha e catarinense. Na cidade […]

28/07/2021

Geral

Vacinas mantém proteção contra variantes, mas há lacunas nas evidências, diz OMS

Diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Katherine O’Brien afirmou que, apesar de haver algumas “lacunas” nas evidências sobre a eficácia das vacinas contra as variantes do coronavírus, os produtos, no geral, mantém a proteção contra casos graves e hospitalizações provocadas pela covid-19. Durante sessão de perguntas […]

28/07/2021

Geral

Após dez anos foragido, matador de agente federal é preso pela PF no Paraná

A Polícia Federal (PF) prendeu na segunda-feira, dia 26, na área rural de Boa Vista da Aparecida, no Paraná, Olmir Francisco Schossler, responsável pela morte do agente da corporação Alder Oliveira de Lima, em junho de 2011. Schossler foi condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio qualificado do policial Federal e estava foragido desde […]

28/07/2021